quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Papas de carolo

Lembro-me desde sempre da minha mãe na altura do São Martinho fazer papas de carolo. Estas foram as primeiras que fiz e não ficaram iguais, mas espero vir a conseguir fazer papas como as da minha mãe.

Aqui fica a receita:

- 1/2 pacote de sêmola de milho;
- 1 pau de canela;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 4 colheres de sopa de açucar;
- Casca de limão;
- 1/2 litro de água;
- leite q.b.;
- Canela em pó;
- 1 saqueta de pudim mandarim (opcional).

Coloca-se a água num tacho com a casca de limão, o pau de canela, uma pitada de sal e a margarina. Quando estiver quase a ferver coloca-se a sêmola de milho lavada previamente e vai-se mexendo até engrossar e ficar com muito pouca água.
Nessa altura coloca-se o açucar e adiciona-se um pouco de leite para deixar a sêmola cozer mais um pouco, para não ficar crua e se quiser coloca o pudim (vai tornar as papas mais macias).
Retira-se do lume e coloca-se num prato fundo e decora-se com canela em pó.

As papas da minha mãe costumam ficar rijas e consegue-se cortar aos cubos e comer com um garfo. As minhas, como devo ter deixado cozer demais, ficaram mais moles e comeram-se à colher.

domingo, 6 de novembro de 2011

Bolo de Romã

Agora respondendo ao desafio que a Branca de Neve colocou no facebook... este fim de semana tinha algumas romãs em casa e como a palavra descanso tem de se colocar em prática, descasquei as romãs sentadinha no sofá enquanto a pimpolha dormia e fiquei com uma certa quantidades de sementes para fazer algo...
A ideia de fazer um bolo não me saía da cabeça... foi então que após uma breve pesquisa na internet, encontrei vários blogs com a mesma receita de um bolo de romã, por isso tinha de experimentar. Não foi difícil ter uma ajudante, bastou dizer "queres ajudar a mamã a fazer um bolo?", que recebi logo um sorriso de volta juntamente com uma prontidão imediata "quero!"...

E foi assim que entre farinha e açucar na bancada, muitos dedinhos malandros a quererem provar tudo e mais alguma coisa e uma batedeira que quase sujava a cozinha toda (vá se lá saber porquê...) lá se fizeram uns queques e um bolo de romã muito apetitosos...

A receita aqui fica para quem quiser um momento bem passado na companhia de quem mais se gosta:

3/4 chávena de açúcar;
6 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente;
2 ovos grandes;
1 clara de ovo;
3/4 chávena de buttermilk (fiz com 3/4 cháv. de leite e 1 colher de sopa de limão e deixei repousar 10 min.);
2 colheres de chá de raspas de limão;
2 colheres de chá de extracto de baunilha;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
2 1/2 chávenas de farinha de trigo;
1/4 colher de chá de sal;
3/4 chávena de sementes de romã;
Manteiga e farinha para untar a forma.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Na batedeira bata em velocidade de média para alta a manteiga com o açúcar até ficar bem misturado. Adicione os ovos e a clara um de cada vez, batendo sempre. Numa tigela misture o buttermilk com as raspas de limão, a baunilha e o bicarbonato de sódio. Numa outra tigela misture a farinha e o sal e bata com o batedor de arame. Vá colocando alternadamente a mistura de buttermilk e a de farinha na batedeira, até formar uma massa lisa. Desligue, adicione as sementes de romã, misture com uma espátula e coloque numa forma média untada. Coloque no forno por uma hora, até que o bolo fique firme e dourado. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

O que fiz diferente, foi que coloquei numa forma mais pequena e aproveitei para fazer 4 queques.

Coisas da pimpolha

A vida está constantemente a pôr-nos à prova, prega-nos partidas, talvez para darmos atenção a pormenores que no ufa ufa do dia a dia nos passam ao lado. A vida pregou-me uma partidinha de mau gosto muito recentemente, mas quando se tem uma filha linda tudo passa mais rápido e logo logo, não terá passado mesmo disso... uma partidinha.

E é com desenhos simples como este, que se alegra o meu dia... neste a pimpolha disse que o pai era o laranja e o cinzento a mãe e que estão a dar um abraço. Foi o primeiro desenho dela com algum sentido e que achei que percebia-se perfeitamente o que ela estava a explicar por palavras.