sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Creme de chocolate e maracujá

Ando um pouco atrasada a colocar as receitas que vou fazendo, isto porque a pimpolha desde 14 de Janeiro que anda a antibiótico. Cada vez que termina, dois dias depois fica com febre e lá volta ao antibiótico e ao ouvido com otite. Com tantas idas a médicos, hospitais e ainda, por não andar também nas melhores condições, acabo por deixar o blog para trás.

Mas arranjado agora um tempinho, aqui fica uma receita que tem uma mistura de doce e amargo, mas que gostei bastante. Veio na revista Mulher Moderna na Cozinha n.º32 - Especial chocolate.

5 folhas de gelatina incolor;
150g de açucar;
100g de polpa de maracujá;
1 c. (sopa) de farinha;
1 c. (sopa) de maisena;
4 gemas;
2 c. (sopa) de cacau em pó;
2 dl de leite;
200g de chocolate em tablete;
2 dl de natas batidas;
Maracujá, chantili e pistácios para decorar (só coloquei maracujá).


Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Ferva 100g do açucar com a polpa de maracujá, reserve esta calda. À parte, misture a farinha com a maisena, o açucar restante, as gemas e o cacau em pó.

Ferva o leite e verta-o sobre o preparado anterior. Leve a lume brando, mexendo até engrossar. Retire e junte a gelatina escorrida, mexa até dissolver. Misture a calda de maracujá reservada.

Leve ao lume, em banho-maria, o chocolate com as natas batidas até obter um preparado homogéneo. Adicione ao creme anterior e envolva bem. Distribua por taças e leva ao frigorifico para solidificar. Sirva-o fresco, decorado com maracujá, chantilli e pistácio.

4 comentários:

  1. Que bom aspeto!

    Espero que a piolha já esteja melhor? Já conseguiste consulta?

    t2para4

    ResponderEliminar
  2. Olá e benvinda ao meu cantinho :) A pimpolha acabou hoje o antibiótico, anda excelente, a comer muito bem e super divertida e bem disposta, vamos ver o que acontece nos próximos dias. Ainda não marquei consulta, vou tentar marcar amanhã, para ir para a semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! =) Gostei muito dessa receita do creme de chocolate e maracujá. E adorei o seu blogue - tantas receitas interessantes! Obrigada! :)
    beijinhos*

    ResponderEliminar