quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Couve flor gratinada


Tenho a sorte dos meus pais estarem a dar-me constantemente legumes e fruta. E por vezes, para não se estragarem, tenho de ir à procura de receitas novas. A couve flor é algo que nunca agradou muito, mas gratinada já se come melhor. 
Há duas opções: comprar o bechamel ou fazê-lo. Nesta receita fiz o bechamel e retirei a receita do blog Elvira's Bistrot, mas com algumas alterações.
1 couve-flor
1 colher de sopa bem cheia de manteiga;
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo;
1/2 l de leite;
sal;
1 boa pitada de noz-moscada moída;
100 g de queijo em fios.

Arranjar a couve-flor e separar em raminhos. Lavar e escorrer muito bem.
Levar os raminhos da couve-flor a cozer em água a ferver temperada de sal por 7-8 minutos. Escorrer e reservar.
Aquecer a manteiga num tacho. Polvilhar com a farinha e cozinhar sem parar de mexer até alourar.
Juntar o leite aos poucos sem parar de mexer com uma vara de arames até ferver. 
Temperar com a noz-moscada e sal. Retirar o tacho do lume.
Espalhar os raminhos da couve-flor num pirex e regar com o molho.
Polvilhar com o queijo ralado e levar a gratinar no forno até dourar.

1 comentário:

  1. Gostei imenso deste cantinho! Já estou a seguir,
    Convido também a fazer uma visita no meu:
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar