domingo, 19 de maio de 2013

Merendeira de maçã e canela


Durante a semana e já numa preparação para o World Baking Day (a pensar no desafio do Cantinho da Somi), fiz esta merendeira de maçã e canela que vem na revista Sabe Bem - N.º 13 - do Pingo Doce. Como tenho um pouco de preguiça para fazer massas, adaptei a receita à máquina de fazer pão e assim o trabalho ficou mais facilitado!


Os cortes que fiz na massa antes de ir ao forno foram um pouco exagerados, o que originou a que a merendeira abrisse em quase todo o comprimento! Nota feita, para a próxima só uns cortes bem pequeninos!


Aqui fica a receita adaptada e alterada por mim.

- 1 pacote de fermento Vahiné;
- 2,5dl de leite morno;
- 3 colheres de sopa de açucar amarelo Sores;
- 400g de farinha de trigo sem fermento Espiga;
- Canela em pó q.b.;
- 1 colher de sobremesa de erva-doce;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 maçãs;
- 1 1/2 de sopa de açúcar mascavado Sores;
- 50g de Marmelada;
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça;
- 1 colher de sopa de açúcar em pó.

Coloca-se na máquina de fazer pão os ingredientes pela seguinte ordem: leite, sal, açúcar, farinha, sementes de erva-doce, canela. Liga-se a mfp e programa-se para "massa". Passado 1H50 a massa está pronta a ser usada.
Estenda a massa numa bancada e com a ajuda de um rolo de cozinha e farinha faça um retângulo e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Descasque as maçãs, tire os caroços, corte-as em fatias finas e distribua metade na faixa central da massa, juntamente com metade da marmelada cortada em pedaços. Polvilhe com metade do açúcar mascavado e um pouco de canela. 
Vire um dos lados livres da massa sobre o recheio e por cima espalhe os restantes ingredientes da mesma forma. Vire o lado que faltava para fechar a merendeira.
Pincele a superfície da massa com leite e polvilhe com as sementes de linhaça e o açúcar em pó.
Abra pequenos orifícios na superfície da massa com a ponta de uma faca e leve ao forno cerca de 30 minutos.  


Pronto a comer!

4 comentários: