segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Arroz de Pato


Esta receita já é de Março e ficou esquecida no meio de tantas... Ainda bem que existe o Flickr para ir vendo o que me falta colocar no blog!
É uma receita muito simples, talvez por isso ficou para trás, mas aqui fica a receita, pois é excelente para quando temos visitas. Não retirei de nenhum blog, apenas adaptei-a de uma receita que a minha mãe faz com frango.

1 pato;
2 cenouras médias;
Azeite q.b.;
Sal q.b.;
Ervilhas;
1 Cebola grande;
Arroz;
3 ovos batidos;
Pão ralado;
1 lata de Cogumelos.

Comece por colocar o pato numa panela de pressão com água, as cenouras, um fio de azeite e sal. Depois de começar a apitar deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Findo esse tempo deixe arrefecer, desfie o pato, retire as cenouras e corte às rodelas e reserve a água que ficou na panela.
Num tacho à parte faça um refogado com azeite e cebola (se quiser pode colocar também 2 tomates bem maduros). Quando a cebola estiver a alourar, coloque o pato e a lata de cogumelos e envolva, deixando cozinhar um pouco. Reserve.
Utilize a água do pato para fazer o arroz. Não costumo utilizar a totalidade da água, pois fica um arroz com um sabor muito forte, por isso utilizo 50% da água do pato e 50% água da torneira. No final de feito reserve. 
Coloque um tacho ao lume com água e quando estiver a ferver coloque as ervilhas apenas para lhe dar um escaldão. Em seguida escorra e reserve.
Unte um pirex com margarina e coloque uma camada de arroz, em seguida uma camada do refogado com o pato, depois uma camada de ervilhas e outra camada de arroz. Alise a superfície e deite os ovos batidos por cima. Finalize com pão ralado.
Vai ao forno até ficar dourado por cima. 
Não dou quantidades de arroz, nem de ervilhas pois isso depende do tamanho do pato e do pirex que vai utilizar-se.


2 comentários:

  1. Olá

    Que aspeto delicioso :-) Adoro arroz de pato. Principalmente quando tem a "crosta amarela" por cima... ai que saudades de quando era pequena.. Obrigada.

    Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigada pela visita, já vi o concurso, mas café não me atrai muito... embora já tenha feito um bolo bolacha e um tiramisu de morangos. Vou seguir na mesma o blog :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar