sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cenouras com ovos à Andaluza


Quando tinha uns 19 anos peguei em todas as revistas de culinária que a minha mãe tinha e escrevi as mais fáceis e práticas num caderno de argolas. Desde então, quando quero algo diferente e que sei que é fácil e com ingredientes acessíveis vou ao meu caderno. 
Num dia desta semana, tinha vontade de fazer um almoço simples e como a pimpolha estava no colégio, podia colocar os ingredientes que quisesse que não iria ouvir frases como "não quero estas coisinhas verdes" ou "não quero tanta cenoura"... Após consultar o caderno dei com esta receita de cenouras com ovos e ficou aprovada! 

Aqui fica a receita...

0,5 dl de azeite;
1 dente de alho;
1 cebola;
350g de cenouras;
4 ovos;
1 pãozinho (usei uma bola de mistura);
1 colher de salsa picada;
Sal q.b.; 
Pimenta q.b. (opcional);
Azeitonas.

Descasque e pique a cebola e o alho. 
Descasque e corte as cenouras em rodelas com cerca de 4 mm de espessura.
Num tacho leve ao lume a refogar o azeite, a cebola e o alho, mexendo de vez em quando e não deixando alourar. Quando começar a querer alourar, junte as cenouras e água só para mal cobrir. Tempere com sal e pimenta (opcional) e deixe cozinhar lentamente +/- 25 minutos.
Entretanto coloque o pão a demolhar e bata os ovos.
Passados os 25 minutos verifique se as cenouras já estão cozidas; se não, espere mais um pouco, mas devem ficar rijinhas. 
Junte-lhes o pão muito bem espremido e mexa sempre sobre o lume adicionando os ovos batidos. Mexa até estarem passados à sua vontade e depois deite numa travessa.
Alise, polvilhe com salsa e sirva quente com uma salada e azeitonas.


Acho que esta receita também ficava boa se adicionasse uma lata de atum. Quem quer experimentar e dar o seu comentário?
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário